OutrosSustentabilidade

Bioquímica: complexamente simples

bioquimica

A Bioquímica estuda todas as reações químicas presentes nas células dos seres vivos.

Ou seja, a Bioquímica estuda, principalmente, como ocorre o metabolismo de organismos. Seja da maneira que um alimento é processado para que se transforme em energia, até todos os subprodutos envolvidos nessa conversão. Esse estudo precisa ser visto de um nível molecular. Parece simples? O conhecimento necessário para entender esses processos engloba muito mais do que somente química e biologia, mas como essas duas se juntam. Com as duas, nossos corpos e outros organismos conseguem formar estruturas celulares, fazer reações para quebra e formação de novos compostos (onde as enzimas são protagonistas!), e basicamente serem capazes de formar todos processos necessários para a sua sobrevivência.

E a Bioquímica, apesar de complexa por tratos de processos complexos, segue uma lógica bem simples: todos os seres vivos são compostos por elementos básicos, como carbono, hidrogênio, oxigênio, etc, e precisam de moléculas básicas para sobreviver e gerar energia. Isso facilita o entendimento de como processos biológicos ocorrem, e também como os produtos dessas reações são formados.

A grande sacada da Biotecnologia com a Bioquímica está aí!

Bioquímica é muito utilizada na em Biotecnologia e em Bioprocessos, exatamente por se tratar do metabolismo de organismos e microrganismos. É com ela que sabemos que uma Saccharomyces Cerevisiae, por exemplo, produz etanol a partir do açúcar. Ou, melhor ainda, que enzimas utilizadas por diversos organismos são capazes de quebrar moléculas sempre muito específicas, como uma protease que sempre quebra proteínas. É com a Biotecnologia, então, que usamos desses processos para gerar produtos usados pela sociedade.

Você gosta de Bioquímica? Já tinha ouvido falar? A Bioquímica é uma das matérias mais adoradas por alunos de Biotec! Tanto que muitos se especializam nela depois da formação base. Me diz nos comentários, gostou de saber sobre essa disciplina tão necessária? Semana passada, falei de outra disciplina importante: a Microbiologia! Deixe sua curtida se estiver gostando dessa nova linha de matérias, e até a próxima!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *