Educação

Biologia na prática: saiba como construir uma Mata Ciliar

As matas ciliares ainda são importantíssimas para proteger e controlar os processos de erosão do solo, a recuperar as áreas degradadas

As Matas Ciliares são organismos vivos fundamentais para o meio ambiente e para a nossa vida. Sem elas, o número de bactérias e algas, literalmente, afogariam os peixes e outros seres vivos. A poluição, o desmatamento e as mudanças climáticas estão interferindo, profundamente, nesse ciclo vivo, por isso, é tão importante recompormos ou recriarmos as matas ciliares.

Para dar uma ajudinha nisso, o projeto Educação, da Novozymes, desenvolveu alguns experimentos científicos para ajudar a disseminar conhecimentos importantes que podem ajudar na preservação desse ciclo vivo. Um deles é a “Construa a sua Mata Ciliar”, com esses conhecimentos você pode mostrar, na prática, como a Biologia pode contribuir para um mundo melhor.

Professores, alunos, comunidade, curiosos e amantes do Meio Ambiente podem ter acesso aos experimentos científicos fazendo um cadastro simples, clicando aqui. Para realizar o experimento em sala, o professor levaria duas aulas de 45 minutos cada. Como suporte, para aprender a fazer o experimento, no site www.bioblog.com.br/experimentos-cientificos estão disponíveis um vídeo e cartazes que mostram o passo a passo para criar a sua Mata Ciliar.

As matas ciliares ainda são importantíssimas para proteger e controlar os processos de erosão do solo, a recuperar as áreas degradadas, a regularizar e manter a vazão dos cursos hídricos e a preservar a fauna e a flora da região onde estão localizadas.

Você pode, ainda, conferir um vídeo especial e ver na prática como a mata ciliar é um filtro natural do solo e das águas. E aí? Quer participar e ajudar a divulgar a importância das matas ciliares? Faça o experimento e conte para a gente!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *