Sustentabilidade

Bióloga brasileira ganha prêmio na Linnean Society de Londres

A bióloga Thaís Vasconcelos foi premiada pela mesma instituição na qual Charles Darwin apresentou a teoria da evolução em 1858

Uma pesquisadora brasileira ganhou destaque internacional pelo seu trabalho. A Bióloga Thaís Vasconcelos ganhou o prêmio de “melhor tese de doutorado em biologia do Reino Unido”, fornecido pela mesma instituição na qual Charles Darwin apresentou a teoria da evolução em 1858, a Linnean Society de Londres, uma das mais antigas e renomadas do mundo. A premiação é equivalente à concedida anualmente, no Brasil, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Depois de se dedicar por quatro anos ao estudo da evolução das mirtáceas, que é uma família de plantas presentes nos biomas brasileiros, como as goiabeiras e eucaliptos, por exemplo, ela comprovou que essa família de plantas “mudou, ao longo do tempo, menos do que o esperado”. Thaís também disse que “Em todos os ecossistemas da América do Sul, essas plantas são diversas e muito importantes na ecologia desses biomas. Vários animais interagem com elas, por isso esperava-se que os formatos das flores mudassem, mas isso não acontece tanto”, explica.

Thaís destacou que o seu estudo ajudou a desenvolver alguns conceitos da biologia evolutiva, além de mostrar que as mirtáceas chegaram às Américas quando os continentes ainda estavam unidos. “Pegamos espécies de vários países da América do Sul, América Central e ilhas do Pacífico. Coletamos as amostras das plantas, sequenciamos e, comparando o material genético delas, pudemos reconstruir o parentesco e história evolutiva”, detalha a pesquisadora.

“A gente vê que a maioria dos [prêmios] Nobel é de lá [Inglaterra], que os cientistas de destaque são de lá. Não é porque nós não temos capacidade, mas porque lá investem mais em ciência”, avalia. “É uma pena. Nós temos a biodiversidade e um potencial grande, mas não temos incentivo”, comentou.

Com informações do G1 e do site SóNotíciaBoa.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *