07-12-2017

Assembleia ambiental da ONU em Nairóbi discute ameaça global da poluição

Líderes governamentais, da indústria, da ciência e da sociedade civil reúnem-se em Nairóbi, no Quênia, com o objetivo de buscar respostas para a crescente ameaça global da poluição, durante a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

 O principal fórum mundial de tomada de decisões ambientais, que acontece nesta semana, está mostrando como nossas sociedades em crescimento estão poluindo o ar, a água e o solo com produtos químicos e dejetos, a um nível que coloca em risco nossa saúde e a saúde dos sistemas naturais da Terra.

Para mudar esse cenário, a expectativa é de que os líderes emitam uma poderosa declaração conjunta sobre a necessidade de combater a poluição, e que descrevam de forma realista medidas urgentes para proteger a saúde humana e os recursos naturais dos quais dependemos.

Inovação a favor do meio ambiente

A Assembleia terá uma série de eventos de alto nível, incluindo vários que destacam estratégias e oportunidades para combater a poluição.

Entre eles, está o Fórum Global da ONU sobre Ciência, Políticas e Negócios, no qual cientistas, legisladores e diretores de empresas identificarão oportunidades de investimento verde impulsionadas pela ciência e tecnologia. Haverá ainda a Exposição de Inovação Sustentável, que mostrará as novidades no combate à poluição com mostras, debates e experiências de realidade virtual.

O papel da economia circular na transição para um planeta livre de poluição será o centro de um fórum onde os ministros de China, África do Sul e Chile compartilharão experiências para levar a circularidade a seus esforços de desenvolvimento verde. Outro evento incluirá Paul Newman, principal cientista climático da NASA, que dará sua visão sobre a vulnerabilidade do planeta.

Durante o evento, a ONU Meio Ambiente lançará a edição 2017 de seu relatório “Fronteiras”. O documento aponta preocupações emergentes, como a resistência a antibióticos e os perigos dos nanomateriais, que poderão se tornar um problema ambiental.

Quer fazer um comentário?