Outros

Araucária completa 128 anos

A cidade, que abriga imigrantes das mais diferentes nacionalidades, chamou a atenção de diversas indústrias nacionais e multinacionais

Uma das cidades mais populosas do Estado do Paraná, a cidade de Araucária completa 128 anos. Fundada em 11 de fevereiro de 1890, conta hoje com uma população de 137.452 habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017.

A cidade foi fundada em cima de uma antiga aldeia indígena, a Tindiquera, pela então numerosa família Maia. Em 1876, a região chamou a atenção de imigrantes russos, poloneses e alemães, que escolheram o local para iniciar uma nova vida. A partir daí chegaram também italianos, ucranianos, sírios, libaneses, japoneses e migrantes de diversos estados do Brasil.

Uma cidade multicultural, que iniciou a sua industrialização na década de 1970, com a instalação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). O excelente espaço territorial e facilidades de instalação e mão de obra, começou a chamar a atenção de diversas indústrias. Hoje, a cidade abriga um grande polo industrial, com a presença de empresas como CSN Paraná, Siderúrgica Gerdau, Berneck, AAM do Brasil, Haus Tecnology, Trane e a Novozymes, que em 2018 (31/05) comemorá os seus 29 anos de instalação na cidade.

No turismo, a cidade apresenta um amplo parque que recebe, todos os dias, os moradores da cidade para a prática de exercícios físicos e contato com a natureza. O Parque Cachoeira é um dos atrativos para qualquer visitante.

O mesmo local abriga também o Museu Tingüi-Cuera, em homenagem aos índios tinguis. Recentemente a cidade ganhou um Roteiro de Turismo Rural, além de promover um passeio por propriedades rurais, com direito a conhecer e experimentar produtos artesanais, como frutas, geleias, doces e pães, é uma boa oportunidade para quem curte fazer uma boa caminhada desfrutar de um momento de lazer com direito a colher frutas dos pomares e a um bom papo com os moradores locais.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *