Educação

Aprovado, pela Câmara Federal, a criação de prêmio de literatura infanto-juvenil

Foi aprovado pelo Plenário da Câmara Federal a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude

Foi aprovado pelo Plenário da Câmara Federal a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 859/17 e segue para análise do Senado.

Conforme informações da Agência Câmara, o prêmio decorre de uma emenda ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta firmado pelo governo brasileiro com Portugal. O texto adicional foi assinado em Salvador, na Bahia, em maio de 2017 e aguarda aprovação do Congresso Nacional.

A condecoração será concedida a cada dois anos a escritores e ilustradores de livros de literatura infanto-juvenil dos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O objetivo é homenagear autores de livros de língua portuguesa dedicados à infância e a juventude que contribuam com o patrimônio literário e artístico do idioma. O valor do prêmio será correspondente à soma das contribuições dos países membros do tratado – Brasil e Portugal.

Sobre Monteiro Lobato:

José Bento Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor, tradutor e editor brasileiro. Considerado o fundador da moderna literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, e ganhou popularidade com obras para crianças, a principal delas O Sítio do Picapau Amarelo – série de 23 volumes de literatura fantástica escrita entre 1920 e 1947. A série tem origem em um dos livros do escritor, Reinações de Narizinho, publicado em 1931.

A Novozymes, em parceria com a StoryMax e o Colégio SESI-Pr, desenvolveu 3 livros aplicativos gratuitos que podem ser usados tanto em sala de aula, por professores, quanto em atividades extra curriculares. Os livros aplicativos tem um conto literário, que visa contextualizar um problema para o leitor, e três atividades práticas que visam sensibilizar o leitor acerca do problema e apresentar uma possível solução.

Os links para download dos livros aplicativos gratuitos na Apple Store ou no Google Play estão aqui: www.bioapp-novozymes.com.br

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *