Sustentabilidade

Aplicativo ensina a economizar energia

A proposta do app, gratuito, é orientar as pessoas em relação ao consumo eficiente da energia.

Um aplicativo lançado pelo Instituto Akatu, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente e a transição para estilos sustentáveis de vida, ajuda a população a economizar os recursos naturais do planeta, chamado Nossa Energia, em parceria com a Febraban.

A proposta do app, gratuito, é orientar as pessoas em relação ao consumo eficiente da energia. A ferramenta oferece uma calculadora que identifica os gastos de acordo com os eletrodomésticos e o consumo da residência, e ainda vem com o jogo Apagão e dicas práticas para a economia de energia.

Ao usar o aplicativo, o usuário irá conhecer diversas dicas sobre o consumo eficiente da energia elétrica, que também está ligado ao uso da água, uma vez que são geradas por usinas que utilizam água. “O aplicativo Nossa Energia, além de informar e sensibilizar para o uso eficiente desse recurso, revela ainda como os hábitos do consumo de um produto ou serviço podem ter impactos sobre várias dimensões da nossa vida. Consumo consciente é também entender essas relações e agir para causar menos impactos negativos sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

O app mostra, por exemplo, que se uma pessoa economizar 1 minuto de banho durante 1 ano significa uma economia de 15 dias da Usina Itaipu. As dicas elaboradas pelo Akatu são simples e lúdicas e podem ser compartilhadas nas redes sociais, basta que o usuário clique na opção “veja a dica completa” para mais informações.

O app Nossa Energia já está disponível para download gratuito no Google Play e pode ser baixado clicando nesse link.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *