06-03-2017

Aplicação da ISO 14001 e a sustentabilidade

O conjunto de normas ISO 14000 define como deve ser desenvolvido o trabalho das empresas, com foco na sustentabilidade. Pela utilização de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a instituição pode desenvolver iniciativas de controle que visem a preservação do meio ambiente.

Dentre as normas, a chamada ISO 14001 indica as principais medidas de desenvolvimento do trabalho, para que a questão ambiental seja respeitada e a sustentabilidade garantida. As empresas que valorizam essas questões vêm aumentando nos últimos anos, prova disso é a crescente adesão à certificação da ISO 14001. Quem possui o certificado tem suporte quanto a qualificação e respostas às possíveis dúvidas, o que garante uma previsão de medidas preventivas e adequações do processo produtivo, para garantir o respeito ao meio ambiente. A regra define pré-requisitos para que as metas ambientais sejam alcançadas e ajuda a gestão empresarial no sentido de prever e prevenir ameaças ambientais decorrentes do ramo de atuação no qual a empresa está inserida. A intenção é que a instituição se adeque e possa, gradativamente, tomar medidas de controle mais eficazes.

As empresas que adotam o ISO 14001 realizam ações concretas de diminuição resíduos, bem como a redução de emissão de poluentes, além do treinamento e o aumento da consciência ambiental do corpo de funcionários, por meio da adoção de medidas, como o uso consciente da água e a reutilização de materiais. A adequação da organização às regras é feita por meio da implantação do sistema de gestão ambiental (SGA), um conjunto de ações que engloba todos os setores da organização, tornando a iniciativa mais forte. Com isso a empresa ganha notoriedade e credibilidade, o que é muito bom para o sucesso dos negócios.

Para obter a certificação a empresa deve ter uma política ambiental, apontar atividade que tenha ligação com a questão ambiental, verificar as questões legais, definir metas de redução de resíduos e organizar estruturalmente a empresa para que o objetivo seja alcançado.

Quando a empresa atende a todos esses requisitos, ela se candidata e passa por uma avaliação para verificar se o sistema está adequado às normas. O certificado tem validade de 3 anos. A maioria das empresas que possui a certificação ISO 14001 é de médio e grande porte, pois a implantação do sistema requer um investimento considerável. A aquisição da certificação permite uma série de melhorias estruturais nas mais diversas áreas da empresa.

A utilização correta do título é muito importante para o desenvolvimento sustentável, pois garante que o trabalho seja desenvolvido de maneira vantajosa para todos os envolvidos no processo do negócio, já que a sustentabilidade é um assunto interessante a todos.

A Novozymes é certificada pela ISO 14001 e acredita que o desenvolvimento sustentável é a força motor de uma sociedade mais justa e com maior qualidade de vida para as pessoas, por isso incentiva as companhias a aderir práticas sustentáveis e procura, diariamente, melhorar seus processos. Para saber mais sobre a Novozymes ou sustentabilidade, acesse o Bioblog, o canal de informações da Novozymes, companhia destaque quando o tema é biotecnologia e ações sustentáveis.

Quer fazer um comentário?