24-10-2017

Alunos do Sesi, em Quatro Barras, desenvolveram uma horta vertical sustentável

Alunos, professores e colaboradores unidos pela agricultura sustentável

O crescimento da população mundial e a escassez de alimentos são duas questões primordiais da atualidade. Dados do IBGE mostram que cerca de 20 milhões de brasileiros, hoje, estão vivendo em situação de extrema pobreza, a fome, a desigualdade social são problemas que estão mais próximos de todos nós.

Diante disso, em atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2, que trata da Erradicação da fome e da agricultura sustentável, jovens estudantes do colégio Sesi se focaram em criar uma horta comunitária na cidade de Quatro Barras, no Paraná.

A ação foi desenvolvida após os estudantes participarem das oficinas do segundo livro-aplicativo, do projeto EDUCAÇÃO da Novozymes, que apresenta o clássico do russo Anton Tchékhov, intitulado como “Ostras”, que busca estimular o leitor a refletir sobre a erradicação da fome (ODS 2).

Desde 2015 a Novozymes conduz mundialmente o projeto EDUCAÇÃO, que tem como compromisso educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. Para sustentar as ações do projeto, a empresa tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que têm foco em cinco Ps – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atenderem os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos.

Um dos parceiros fundamentais do projeto EDUCAÇÃO no Brasil é o Sesi no Paraná, que conta com 55 escolas de ensino médio. Além da instituição contribuir com o desenvolvimento do aplicativo, os mais de 12 mil alunos matriculados têm a oportunidade de trabalhar em sala de aula os clássicos literários, desfrutando de atrativos especiais: ilustrações animadas, efeitos de áudio e um roteiro interativo para tornar a leitura mais instigante e profunda. Com esses três primeiros aplicativos os professores têm base para promover uma série de reflexões sobre sustentabilidade.

Cerca de 120 participantes, entre alunos, professores e colaboradores se reuniram para a criação da horta vertical sustentável, usando pallets como base para as plantações, além de garrafas pet como vasos para as mudas e um sistema de irrigação, que foi construído com canos de PVC com pequenos furos para a passagem da água. Além disso, utilizando uma sugestão do livro-aplicativo, os alunos desenvolveram um sistema de compostagem a partir de resíduos orgânicos.

Quer fazer um comentário?