21-07-2017

Alunos de Paranaguá colocam em prática experiências que podem ajudar a comunidade

Eles mostram, na prática, como é possível fazer a diferença com pequenas iniciativas

            Um grupo de alunos do Colégio Sesi-Pr colocaram, literalmente, a mão na massa! Eles mostraram como é possível – e simples – colocar em prática projetos que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Após a finalização na participação de uma oficina sobre os ODS, que teve como inspiração o app-book Ostras, da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, eles aproveitaram para executar o experimento científico estimulados pelo livro-aplicativo e apostaram na criação de uma composteira e de uma hora em uma creche da cidade, na qual plantaram sementes de alface e salsa utilizando a terra e o adubo que eles mesmo criaram a partir do experimento. Os alunos compartilharam a experiência em um vídeo, disponível no Youtube, clicando aqui.

O aluno Alex Douglas compartilhou conosco como foi fazer parte desta iniciativa social: “Posso dizer que essa oficina foi a melhor que fiz durante esses anos no SESI, pois ela engloba algo que eu gosto muito, a tecnologia, mostrando que a mesma pode ser trabalhada em conjunto com a educação, além de expor algo que é preocupante, a escassez dos recursos naturais aliado ao aquecimento global, e a desigualdade social perante a pobreza, a fome e a falta de água potável e saneamento básico a todos. E mostrar ações para reduzir e combater isso. Ao final da oficina fizemos a finalização, a sala entrou em um debate para decidir qual seria, e foi decidido que faríamos uma ação social em uma creche.”

A segunda iniciativa, também realizada em Paranaguá, é o experimento científico estimulado pelo terceiro app-book da coleção, o Rei do Rio de Ouro, e executado pelo aluno Alex Douglas Severo Vieira, que conta em um vídeo como é fácil e possível desenvolver esse projeto em prol da Mata Ciliar. Ele também fez um vídeo deste experimento e publicou no Youtube (clique aqui).

Os livros-aplicativos integram o projeto EDUCAÇÃO, uma iniciativa que a Novozymes mantém desde 2015, com o compromisso de educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. O Brasil é uma parte representativa desse esforço já que a Biologia pode ajudar a criar um mundo melhor.

O projeto já impactou, apenas no Brasil, mais de 23 mil pessoas e tem como meta, este ano, atingir 25.000 para explicar como a Biologia pode contribuir com o desenvolvimento do mundo. A iniciativa já alcançou também leitores na Inglaterra, Venezuela, Vietnam, Israel, Uzbequistão, Paquistão, além do Brasil e já somam mais de mil e seiscentas horas de leituras.

 

1 comment

  1. Muito bom. Parabéns o trabalho e dedicação de todos!

    Responder

Quer fazer um comentário?