Alimentos e Bebidas

Alimentos sazonais são bons para a saúde, o bolso e o meio ambiente

Conheça os alimentos sazonais de verão e aposte no sabor

A natureza sabe o que faz! Em todas as estações é possível encontrar alimentos que fazem bem, com nutrientes que o corpo precisa para enfrentar o clima, seja em dias mais amenos até os mais quentes. Então, aposte nos alimentos da estação. Frutas, verduras e legumes da temporada são mais fresquinhos e têm muitas vantagens, incluindo o preço, que reduz na época certa de colheita.

Fique atento à essa sazonalidade, pois seu corpo e bolso agradecem. Nesse período mais quente do ano vale apostar em alimentos como alho, batata-doce, mandioca, batata-salsa, cenoura, couve, agrião, cheiro verde, mostarda, rúcula, broto de bambu, abóbora seca, milho verde e pimentão vermelho.

Por serem ricos em nutrientes eles favorecem o bom funcionamento do organismo. Nos dias mais quentes, que também pedem mais hidratação, é hora de aproveitar as frutas para fazer sucos naturais e encher o prato de salada e alimentos de fácil digestão, como o abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

O abacaxi é um grande aliado da nossa digestão, porque eles possuem enzimas digestivas que ajudam nesse processo. Quer saber como essas enzimas funcionam? Confira aqui como fazer um experimento científico e teste seus conhecimentos.

Segundo a médica endocrinologista, Myrna Campagnoli, uma boa dieta contempla, pelo menos, três frutas por dia, que podem ser consumidas como sobremesa ou lanches entre as refeições. “Nos dias mais quentes as frutas também podem ser uma excelente opção de picolés de frutas, muito refrescantes, e geralmente têm as mesmas calorias ou menos que uma fruta fresca. O melhor é que podem ser preparados em casa”, comenta.

Para incrementar as tardes quentes, uma boa opção é a água de coco, uma bebida saborosa e nutritiva que ajuda a combater a desidratação. “Outra proposta, que é uma sensação do momento, são os smoothies, feitos à base de frutas e iogurte eles têm pouca gordura e bastante vitamina, além de ajudar a controlar aquela vontade de comer doces”, orienta.

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