20-02-2017

Agricultura de precisão: tecnologia a favor do campo

 

A administração em agricultura durante anos esteve relacionada à experiência diária dos produtores. Por isso, a atividade às vezes apresentava alguns riscos, já que vários problemas dificilmente podiam ser detectados com antecedência. Essas dificuldades, por exemplo, estão relacionadas às especificidades do trabalho com determinados tipos de solo e às mudanças climáticas. Porém, com o surgimento de várias tecnologias, esse cenário está mudando, o que facilitou o aperfeiçoamento da Agricultura de Precisão (AP). Mas o que essa técnica significa?

O conceito de Agricultura de Precisão (AP)

A Agricultura de Precisão é um sistema de gestão agrícola baseado na integração de informações e tecnologias. Isso é feito de forma a considerar aspectos, como tempo e espaço, adaptando-os à produção. Com essa alternativa, o produtor também consegue utilizar os insumos agrícolas no momento, local e quantidades mais adequados. Também estabelece condições ideais para o cultivo em qualquer aspecto. Logo, ele consegue gerenciar todos os processos de maneira mais eficiente e econômica. Por ter acesso a vários dados sobre a produção, o produtor prevê com antecedência problemas e toma decisões de maneira mais segura.

Aspectos da Agricultura de Precisão no campo

Fazem parte desse tipo de técnica diversos aspectos para tornar a lavoura mais independente e automatizada. Nesse caso, as ferramentas de AP são encarregadas de:

1. Fazer o mapeamento de uma área específica, analisando a qualidade;

2. Verificar condições climáticas;

3. Detectar rios que passam pela propriedade rural;

4. Informar o valor da produtividade;

5. Avaliar a umidade de grãos;

6. Observar a velocidade de maquinário;

7. Outros fatores que possam influenciar o andamento da produção;

São exemplos de ferramentas de gestão para o campo: sensores para monitorar a colheita, Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS) e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Com isso, o produtor consegue, por meio de um computador ou smartphone, saber o período certo para cultivo, aplicação de fertilizantes e controle de pragas, por exemplo. Assim, a Agricultura de Precisão apresenta diversas vantagens. No entanto, para a sua aplicação, é necessário planejamento e análise de custos. Também é certo que ela permite a gestão global e otimização de processos. São outros atrativos nesse caso: a economia, redução no uso de agrotóxicos e contaminação do solo. Essa técnica pode, assim, ser facilmente utilizada com base na sustentabilidade, por meio da biotecnologia.

Descubra soluções em biotecnologia com a Novozymes

A Novozymes desenvolve soluções enzimáticas, além de pesquisas em Biologia e Biotecnologia para a otimização de processos industriais e agrícolas de forma sustentável. Assim, há redução do impacto ambiental e mais segurança. Conheça também nossos conteúdos sobre Biologia, Biotecnologia e Agricultura no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?