Sustentabilidade

Acordo entre União Europeia e Mercosul reforça comprometimento com o Acordo de Paris

Anunciado na última reunião do G20 o acordo entre a União Européia e o Mercosul trata, além de assuntos econômicos, o cumprimento do Acordo de Paris pelos países dos dois blocos econômicos

Um capítulo dedicado ao desenvolvimento sustentável está presente no acordo, nele será garantido que o comércio de recursos naturais, como produtos florestais, pesca e a vida selvagem devem basear-se em princípios sustentáveis.

O objetivo é barrar o comércio de produtos que possam ter sido obtidos de maneira ilegal e promover o comércio de produtos que contribuam para a conservação da biodiversidade.

A UE proíbe a venda de madeira obtida ilegalmente. Os importadores tomarão portanto as precauções necessárias para garantir que a madeira que importam, incluindo a do Mercosul, não foi obtida de qualquer forma ilegal.

Além disso, os dois blocos expressaram um comprometimento explícito em cumprir o Acordo de Paris sobre as Mudanças Climáticas e trabalhar em conjunto para que se tenha uma economia com baixa emissão de carbono.

Algumas das promessas dos membros dos dois blocos neste acordo são: O comprometimento do Brasil em reduzir até 2025, as emissões de gases de efeito estufa em 37%, comparado aos níveis de 2005; Uma ação para impedir o desmatamento ilegal, e também um comprometimento para que a União Europeia reduza suas emissões domésticas em até 40% até 2030.

Além do Acordo de Paris, outros acordos ambientais tais como a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção e a Convenção sobre Diversidade Biológica, também serão cobrados de efetividade por todos os membros.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *