Sustentabilidade

Abelhas e meio ambiente: 2 lições que elas podem nos ensinar

As abelhas são exemplo de determinação, trabalho em equipe e solidariedade

Depois de falarmos da organização social das abelhas e da importância da polinização, nesse post vamos saber o que as abelhas e seu modo de vida têm a nos ensinar. Se você ainda não leu os outros posts da série “Abelhas e meio ambiente”, é só clicar nos links aqui em baixo. Boa leitura!

Abelhas e meio ambiente: como elas se organizam em sociedade?

Abelhas e meio ambiente: a importância da polinização

Bom, agora que você já sabe que as abelhas são determinantes para o equilíbrio da vida na Terra e que todos nós dependemos do bom funcionamento das colmeias e de suas atividades, que tal aprender com o exemplo delas? As abelhas têm um senso de cooperação, disciplina e podem nos ensinar a ter organização. Sua estrutura social é incrivelmente harmônica e coerente e mostra como o trabalho em equipe é importante para garantir que as tarefas sejam bem feitas e que todos fiquem felizes.

1. Trabalho em equipe

Diferentemente de nós, as abelhas são designadas, geneticamente, a desempenhar um papel específico dentro da colmeia e, apesar de cada uma ter uma contribuição individual, é a sincronia entre todas elas que garante a sobrevivência da colmeia. Ou seja, nenhum papel é mais importante do que o outro, sem qualquer um deles, não existiria sociedade e, às vezes, nos esquecemos disso, não é mesmo? Costumamos nos preocupar muito com nosso trabalho e pouco com o das outras pessoas, achando, por vezes, que nossa função é única e que não depende de outras sendo que, na realidade, nós precisamos uns dos outros.

Se pararmos para pensar, uma empresa, por exemplo, só existe por causa do trabalho em equipe, a produção depende do controle de qualidade e vice-versa, deles também depende a logística e assim por diante. As abelhas confiam no trabalho umas das outras e não têm sentimentos individualistas e, no mundo corporativo (e no pessoal também), se seguirmos seu exemplo, o trabalho se torna muito mais eficiente e prazeroso.

Em tempos de pandemia e de distanciamento social pode parecer difícil pensar em trabalho em equipe mas, se você lembrar como é bom saber que pode contar com algum colega para lhe ajudar a resolver um problema ou simplesmente saber que tem com quem conversar sobre o trabalho e a vida, você acaba percebendo que trabalho em equipe pode ser uma saída para ajudar a resolver vários outros problemas que o distanciamento social pode trazer.

ODS 17

Além disso, devemos lembrar que trabalhar em equipe é muito importante para alcançar objetivos e bons resultados e por isso existe uma conexão entre trabalho em equipe e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação que visa “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.  Esse ODS nos mostra a importância de grandes parcerias globais que de fato objetivem a solução de um desafio em comum, como por exemplo a que foi feita recentemente entre líderes mundiais, a OMS (Organização Mundial da Saúde), setor privado e sociedade civil para acelerar o desenvolvimento, produção e acesso a novos métodos de diagnóstico, tratamento e vacinas contra a covid-19. Mais informações sobre essa parceria você encontra aqui.

2. Altruísmo e solidariedade

Você já sabe que as abelhas coletam das flores o néctar que servirá de matéria prima para a fabricação de mel. Mas você sabia que, em algumas espécies de abelhas, essas coletoras vivem por, aproximadamente, 1 mês? Pouco né? Mas isso acontece e, muitas delas, acabam morrendo antes mesmo de o mel ficar pronto e acabam não colhendo os frutos do seu trabalho.

Entretanto, sem essas abelhas, o mel jamais poderia ser produzido mas, ao continuarem fazendo seu trabalho, de certa forma elas estão pensando no futuro de toda a colmeia, fazendo o bem sem esperar nada em troca e sabendo que a sobrevivências das outras abelhas depende delas. Isso também diz respeito ao trabalho em equipe mas, acima de tudo, mostra que podemos seguir o exemplo delas, ajudando o próximo sem pensar nas recompensas mas sabendo que muitas pessoas dependem da solidariedade de outras para sobreviver.

Essa foi a série “Abelhas e meio ambiente” e esperamos que você tenha gostado. Enquanto lia os outros posts, pensou em algo diferente que as abelhas podem nos ensinar? Contra pra gente nos comentários!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *