25-02-2017

A origem da Biologia

A Biologia e a Sustentabilidade possuem ações voltadas à melhoria do meio ambiente, possibilitando a redução de impactos ambientais.

A Biologia é uma ciência que estuda a origem e características de todos os seres vivos, além da sua interação com o meio em que vivem. De maneira mais simplista, também é possível dizer que a Biologia está voltada para o estudo da vida, sendo formada pelos termos gregos bio (vida) e logos (estudo).

Como a Biologia começou a ser estudada

Por ser uma das ciências mais antigas, não se sabe ao certo quando começou a ser explorada, entretanto, o primeiro registro desse trabalho é do filósofo e naturista Aristóteles. Ainda no século IV a.C. ele estudou e fez classificações de animais quanto à presença ou não de sangue, observando também a adaptação evolutiva de animais e plantas.

Já a palavra Biologia foi primeiramente empregada no ano de 1744 pelo cientista evolucionista Jean Baptiste Lamarck e seu trabalho serviu de influência para vários outros estudiosos, entre eles, Charles Darwin, autor da importante obra “A origem das espécies”.

Ao longo dos séculos, a Biologia mostrou ser uma área muito ampla, dialogando com a Medicina, Medicina Veterinária, Química, Farmácia e, facilitando também o aparecimento de outras áreas mais específicas: Fisiologia, Anatomia, Ecologia, Biotecnologia, Biologia molecular, Genética, entre outras.

A importância da Biologia

A partir dessa ciência são realizadas diversas pesquisas para a manutenção e compreensão dos seres vivos e o ambiente em que estão inseridos. Por isso, ela se volta para questões ambientais e de saúde, de maneira geral, por meio de desenvolvimento de pesquisas e medidas que auxiliam a minimizar problemas, como a erradicação de doenças, emissão de gases poluentes, desmatamento, poluição, uso de substâncias tóxicas, entre outros.

Relação entre Biologia e sustentabilidade

Ações sustentáveis que ajudem a minimizar os impactos ambientais, garantindo a preservação do meio ambiente não são ações restritas apenas à sustentabilidade, que está intimamente ligada à Biologia, uma vez que essa ciência também direciona seus estudos às descobertas de soluções sustentáveis que visam a melhoria da qualidade de vida da população e do meio em que vivem. Exemplo disso estão:

  • A substituição de produtos químicos por enzimas;
  • Utilização de novas tecnologias no setor de reciclagem;
  • Uso de biomassa para criação de bioenergia e biocombustíveis, em vez de fontes não renováveis (carvão e petróleo).

Biotecnologia e soluções

No Brasil, a multinacional Novozymes é responsável por trazer biosoluções, por meio da aplicação de enzimas para acelerar e otimizar processos de produção. Em todos os seus trabalhos, integra atitudes sustentáveis que proporcionam a manutenção do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Conheça outros conteúdos como esse no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?