16-12-2016

A importância das proteínas na alimentação

Basicamente, proteína é uma macromolécula que tem em sua composição cadeias sequenciais de aminoácidos. Existem dois tipos de proteínas: as simples, que integram aminoácidos e derivados; também existem as proteínas conjugadas, compostas por cadeias polipeptídicas e itens de natureza não-proteica. Outra classificação são os grupos: existem as proteínas de origem animal (carnes e derivados de leite), consideradas completas devido à presença de todos os aminoácidos essenciais, e as proteínas de origem vegetal (cereais e plantas leguminosas), consideradas incompletas devido à pouca diversidade de aminoácidos fundamentais.

Entenda a importância das proteínas para o organismo

O papel das proteínas no organismo é muito significativo. Elas disponibilizam materiais para manter, reparar e construir todos os órgãos e tecidos do corpo humano, assim como têm participação na constituição dos anticorpos, enzimas e hormônios. Depois de ingerir proteínas, ocorre a quebra delas por meio do processo digestivo, para então serem absorvidas pelas células do organismo e mais uma vez quebradas, agora então se transformando em aminoácidos, os quais podem ser usados pelo organismo da forma que for necessária. Um dos exemplos do uso das proteínas é quando a pele está em desequilíbrio devido à falta de aminoácidos. Neste caso, ao ingerir quantidade suficiente de água combinada com alimentos ricos em proteínas é possível promover a recuperação da pele. O mesmo ocorre com diversas outras partes do corpo, devido à função construtora e reparadora das proteínas.

Proteínas e enzimas

No universo das proteínas figuram as enzimas. Elas conseguem promover uma série de reações químicas, atuando como catalisadores. Um dos exemplos universalmente mais conhecidos das enzimas diz respeito à ingestão de suplementos à base de enzimas digestivas, como é o caso da lactase, como estratégia para quem possui intolerância à lactose, que promove a quebra da lactose em glucose e galactose.

Novozymes e sua história com as enzimas

A multinacional dinamarquesa Novozymes, é referência mundial no uso de enzimas, fornecendo biosoluções para diversos setores da indústria, como alimentício, têxtil e de biocombustíveis. Os produtos da Novozymes têm influenciado diretamente na redução do uso de água e energia pela indústria. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) estão disponíveis diversos materiais que abordam as soluções da Novozymes e diversas outras curiosidades sobre proteínas.

Quer fazer um comentário?