Alimentos e Bebidas

A importância das gorduras boas para o organismo

Muita gente acredita que só há gorduras ruins, mas, sem as gorduras boas, seu organismo pode falhar.

Nem todas as gorduras são ruins para o organismo. O consumo de um pouco de gordura é essencial para a saúde e traz diversos benefícios.

A nutricionista Deborah Gariba explica que as gorduras conhecidas como boas são de origem vegetal e insaturadas. “Estão presentes no abacate, azeite de oliva, azeitonas, nozes, óleos de peixes e sementes, por exemplo”, menciona. “As gorduras poli-insaturadas ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e os níveis de triglicérides. Já as gorduras monoinsaturadas são atribuídas à redução do risco de doença cardíaca. Países mediterrâneos consomem muito destas. As gorduras monoinsaturadas são tipicamente líquidas à temperatura ambiente, mas solidificam se refrigeradas. Estas gorduras boas para o coração são geralmente uma boa fonte de vitamina E”, comenta.

Porém, há pessoas que evitam o consumo de qualquer tipo de gordura e que as culpam pela obesidade, sem levar em consideração o tipo ou os benefícios do consumo das conhecidas como boas. Para a nutricionista, eliminar a gordura da alimentação é um equívoco. “Gorduras são muito importantes para o organismo. Entre as suas funções podemos destacar três: são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo, por proteger contra choques mecânicos e por produzir nossos hormônios. As gorduras, além de fornecerem calorias (energia) e ácidos graxos, também auxiliam o organismo na absorção das vitaminas como as A, D, E, e K e ômega 3”, cita.

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A especialista explica ainda que um pouco de boas gorduras é fundamental para o organismo e para a saúde, pois são saudáveis e combatem a obesidade. Por isso, é essencial que o nível de HDL esteja acima do LDL. Para manter essa proporção afastar os ricos de doenças cardiovasculares é importante controlar os alimentos de origem animal, como carne, embutidos, leites e derivados, por exemplo.

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