Educação

A fome e a miséria motivam alunos a fazer uma intervenção urbana de conscientização

intervenção - fome e miséria

 Todo o trabalho dos alunos foi motivado a partir da leitura dos livros-aplicativos da Coleção Novozymes Nova Perspectiva

A união da educação com a tecnologia ajudou alunos do Colégio Sesi na cidade de Campo Largo, no Paraná, a unir conhecimento das aulas de ciências humanas, biológicas e linguagens a desenvolverem uma ação especial de conscientização sobre a fome e a miséria.

Cerca de 90 alunos participaram das oficinas e criaram um folder especial de conscientização para a comunidade. Além disso, eles idealizaram também uma encenação, gravaram e editaram três vídeos que foram transmitidos dentro do próprio colégio.

Todo o trabalho dos alunos foi motivado a partir da leitura dos livros-aplicativos da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, que têm como propósito mostrar como a Biologia pode ajudar a mudar o mundo, unindo a literatura aos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Concluídas as Oficinas de Aprendizagem, os alunos participantes motivaram outros colegas a participarem. O resultado disso foi o desenvolvimento de uma parceria com o Acolle, um grupo de inclusão social formado por alunos do próprio Colégio. Juntos, eles decidiram realizar um reality social, com 18 integrantes.

Eles foram organizados em duas equipes que tinham como proposta realizar três missões relacionadas aos ODS, movendo a comunidade à reflexão sobre questões humanitárias. Além disso, eles também promoveram torneios esportivos e lúdicos para a arrecadação de alimentos. Com isso, conseguiram 80 quilos  de alimentos que foram doados para uma instituição que auxilia no acompanhamento de jovens e adultos com necessidades especiais e/ou excluídos da vida social.

O reality social I WAS HERE possui um site, no qual procura manter o público atento a tudo, com informações, fotos e vídeos. Nele é possível conferir tudo sobre as pontuações e objetivos do projeto.

Tags:

Um comentário

  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *