Alimentos e Bebidas

A cada dez brasileiros adultos, quatro têm algum grau de intolerância a lactose

intolerância a lactose

Nos últimos cinco anos a venda de produtos especiais, como os 0% lactose e os funcionais cresceram 98%

A cada dez brasileiros adultos, quatro têm algum grau de intolerância a lactose, segundo a Food Intolerance Network. Com o crescente número de intolerantes, a indústria e o mercado da gastronomia se adaptam rapidamente para suprir essa necessidade, oferecendo produtos e receitas 0% lactose.

Nos últimos cinco anos a venda de produtos especiais, como os 0% lactose e os funcionais cresceram 98%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres – ABIAD. Com o diagnóstico crescente de intolerância a lactose, a cada dia mais pessoas se deparam com a restrição alimentar e, por isso, precisam alterar seus hábitos de consumo e escolher novos produtos para colocar no carrinho do supermercado.

Desde o mês de fevereiro, uma nova regulamentação da Anvisa traz as determinações específicas para o setor produtivos sobre as especificações que devem estar contidas nas embalagens dos produtos, visando facilitar o dia a dia desses consumidores e oferecer mais segurança e facilidade na escolha.

A antiga saga pelos corredores dos supermercados, e a infinita leitura dos rótulos, acabou. Hoje, o consumidor encontra mais facilmente esses produtos, além de uma infinidade de marcas.

O crescimento da produção de produtos 0% lactose, além da variedade, traz melhores preços. O que antes se resumia apenas ao leite, chegou aos queijos, sorvetes, manteigas, iogurtes, achocolatados, chocolate e até ao doce de leite. Isso só é possível porque outras indústrias, fornecedoras de matérias-primas, como é o caso das que atuam com a biotecnologia, aceleraram suas inovações para oportunizar ao setor produtivo desenvolver produtos 0% lactose mais facilmente e de forma mais segura.

Esse é o caso da Novozymes, que oferece no Brasil um ingrediente mais inovador de 2017, segundo a Fi Innovation Awards 2017, a maior premiação da indústria alimentícia do Brasil, pela criação da Saphera®, uma enzima de segunda geração, que ajuda a indústria a alcançar de forma mais fácil, rápida e precisa, os índices residuais finais de lactose menores que 0,1% em produtos lácteos.

Com essa tecnologia, a indústria de laticínios passou a contar com uma ferramenta fundamental para entregar ao consumidor produtos com melhor perfil de sabor e com uma maior estabilidade do dulçor durante sua vida útil, além de atender aos novos níveis de lactose preconizados pela ANVISA, para a utilização da expressão “0% lactose” em leites UHT, iogurtes, creme, requeijão e leite em pó, por exemplo.

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