Sustentabilidade

Ministério do Meio Ambiente lança WebAmbiente, uma plataforma de apoio ao produtor rural na recuperação de áreas

A plataforma interativa WebAmbiente tem como proposta ajudar o produtor rural na recuperação e recomposição de vegetação

Uma nova plataforma interativa, a WebAmbiente, promete orientar o produtor rural na recuperação e recomposição de áreas degradadas, além de contribuir para o monitoramento da redução dos gases de efeito estufa no setor agropecuário brasileiro, que foi apresentado e disponibilizado pelos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A plataforma WebAmbiente ganha importância nacional por ser uma das responsáveis por contribuir para a viabilização do Novo Código Florestal e do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), bem como para o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil como o Acordo de Paris.

O WebAmbiente é um sistema de informação interativo que tem como objetivo apoiar o produtor rural na recuperação e recomposição de áreas degradas de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal. De acordo com a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Juliana Simões, a plataforma disponibiliza informações de como o produtor rural pode trabalhar para fazer a recomposição de áreas degradas, aponta as melhores tecnologias para que ele faça essa recuperação e também indica as espécies mais adequadas à área que será recuperada.

A ferramenta faz recomendações personalizadas ao produtor rural para recompor a paisagem nativa de sua propriedade, tudo de acordo com o Código Florestal. Trata-se do maior banco de dados do país, contemplando mais de 780 espécies nativas. “O cadastro é muito simples e é uma forma do produtor ter mais sucesso no planejamento da recuperação da área. Na própria plataforma são levantados riscos e a ferramenta mostra formas de contornar esses ricos. Isso possibilita que produtor obtenha sucesso na execução e redução de gastos”, explicou.

Para conhecer a plataforma WebAmbiente basta clicar aqui.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *